Uma nova variedade de mamão Formosa esta sendo ativada no mercado do Brasil, com bons cultivares no Nordeste, em especial no Rio Grande do Norte e Piauí. Denominada de Bella Nova F1, a variedade tem características bem marcantes, sendo um híbrido que produz fruto com mais peso e um brix mais elevado do que a variedade Tainung.
Os frutos possuem peso acima de 1,6 kg e são firmes para manuseio e transporte. Outro destaque do Bela Nova F1 é o sabor e elevado brix (entre 12 e 14), o que gera frutos sempre doces. A polpa do Bela Nova F1 é firme e espessa, com excelente rendimento.
O Bella Nova possui nova estrutura no segmento de mamão. A planta é baixa, semi-anã, o que garante colheita precoce e retarda o uso de escadas ou plataformas, resultando em economia na colheita. O porte da planta também facilita o manejo fitossanitário. A planta é forte e altamente produtiva, possuindo grande eficiência na utilização de fertilizantes o que também propicia redução no custo de produção.
É uma alternativa moderna para um segmento que conta atualmente com apenas uma variedade: a Tainung. O mercado brasileiro é carente em novas variedades, pois atualmente está na frágil posição de depender apenas de um fornecedor de sementes.
Além disso, o novo híbrido oferece frutos de qualidade superior aos tradicionais formosa, o que permite ao produtor se diferenciar no mercado.
A Multipla Comex é especialista em exportação de mamão para a Europa, Canadá e Reino Unido e está pronta para orientar os importadores para conhecerem esta nova variedade que tem características muito especiais que agradam ao paladar dos consumidores.
Comments